Dicas
Como tornar-se uma referência como CEO
Publicado em 22 de Fevereiro de 2019
A sigla CEO significa Chief Executive Officer, ou em português, executivo-chefe. O CEO tem a maior responsabilidade em uma empresa, estando no nível hierárquico mais alto da corporação.
Com a correria do dia a dia das empresas, é preciso alguém que implemente e controle processos, dando o suporte necessário para funcionários e clientes. E esse alguém pode ser o CEO.
Para ser considerado um CEO de qualidade, não basta ser apenas o dono do negócio, é muito importante contar com algumas características.
O CEO vai contribuir para o crescimento externo e interno da empresa, por isso separamos algumas características que um CEO precisa para torna-se uma grande referência.
O que é um CEO?
De maneira simples, o CEO é a pessoa que assume o posto mais alto da hierarquia da organização, ficando atrás apenas do presidente e do vice-presidente.
Ele tem o poder de determinar soluções, tomar decisões e decidir novas medidas a serem implementadas.
As suas responsabilidades devem traçar propostas através do conselho de administração e devem visar patamares que farão a empresa crescer.
Qualidades de um CEO
Como vimos, um CEO precisa contar com algumas qualidades para ser bem-sucedido na função.
Perfil de liderança
Um CEO exerce uma função de liderança, portanto precisa contar com essas características.
Ao mesmo tempo em que precisa contar com essas qualidades, ele deve agregar valores e ponderar o que será preciso articular em situações difíceis.
Contar com uma personalidade forte também pode auxiliar nesse ponto, além de fazer com que o CEO seja bem visto pelo chefe.
Saber lidar com riscos
Não são apenas de boas ações que constrói-se um excelente CEO, afinal ao administrar uma empresa, você conta com muitos riscos.
O CEO precisa saber lidar com situações mais críticas e sobressair-se extremamente bem, dando a volta por cima de uma situação ruim.
Ter autocontrole
Justamente pelo mundos dos negócios ser muito agitado e a tomada de decisões ser rápida, é preciso ter autocontrole.
A pressão diária não pode influenciar negativamente no seu trabalho e no seu pensamento em relação aos trabalhos organizados na empresa.
Por isso, para tornar-se um CEO de qualidade, invista em noites bem dormidas, assim a sua disposição para o trabalho será ainda melhor.
Ser comprometido
É muito importante que o CEO seja comprometido com a organização e não com seus objetivos pessoais.
É preciso ter em mente que um CEO serve de modelo para o restante da equipe, por isso seu comportamento deve ser exemplar, de comprometimento e de integridade.
Ter conhecimento da cultura organizacional
O papel de um CEO não é mudar a cultura da empresa e sim dar continuidade a ela, evitando que haja falhas nos processos da organização.
Como a empresa já tem uma cultura organizacional interna, ignorá-la poderá trazer-lhe diversos problemas financeiros e econômicos.
Ser determinado
Para qualquer cargo de liderança, é necessário ter determinação. Justamente por liderar processos, pessoas e resultados, é importante que você saiba onde exatamente quer chegar.
Alguns efeitos como burocracia, arrogância e gentilezas devem ser analisados com bastante cuidado para que não reajam negativamente perante a empresa.
Nunca esteja satisfeito
Mesmo que essa atitude pareça rude, o CEO colaborador sempre buscará fazer melhor.
Mas é muito importante entender que não estar satisfeito é completamente diferente de não reconhecer o esforço feito pelo colaboradores.
O objetivo dessa atitude é fazer com que os funcionários compreendam que sempre é possível melhorar e fazer com que a empresa nunca perca de vista essa questão.
Esse profissional precisará de muito foco, afinal a tarefa exige controle sobre muitas funções, mas no final é um carga gratificante.
E então, você entendeu quais as qualidades que um CEO precisa ter para tornar-se uma grande referência no ramo?
Se souber mais alguma qualidade que um CEO precisa ter, deixe nos comentários.