Dicas
Crescimento e constância
Publicado em 26 de Julho de 2019
Por Gustavo Bozetti
O primeiro passo é o mais importante
Frequentemente me perguntam:
- Como faço para ser grande?
- Qual o segredo do sucesso?
- Como fizeram os mentores de Napoleon Hill?
Minha resposta é sempre a mesma: não existe um milagre para o sucesso, não existe milagre para ser uma grande empresa. O que existe é: planejamento, organização, muito trabalho e autodesenvolvimento. Vejo que grandes empresas trazem algo em comum. Constância de ações que geram o crescimento da empresa. Me inspiro constantemente com os grande empresários e as grandes empresas, tento compreender como chegaram lá.
Nas respostas e inspirações que busco, algo sempre aparece:
Toda grande empresa já foi pequena. Todo grande negócio já foi uma ideia. Chegar no topo envolve resiliência, força de vontade, uma meta principal bem definida.
EXECUÇÃO PARA CRESCER!
Como fazemos para tirá-los das nossas cabeças. Pense, planeje e EXECUTE! Não tente ser grande de uma vez só. A grandeza é uma jornada e toda jornada começa com 1 passo. Planeje o escalonamento do seu negócio, permitindo que ele cresça de forma sustentável. Esses dias li um artigo na Endeavor Brasil que me chamou a atenção: De 10% em 10%, se chega a 100%. Isso serve para tudo, mas nos negócios é essencial.
Nos treinamentos, uma das partes mais importantes é criar nossa visão. Uma empresa só vai crescer se souber para onde está indo. Para isso, é preciso que ela tenha visão. Sempre usamos a seguinte frase nos treinamentos:
“É melhor estar parado olhando para o lugar correto do que estar caminhando na direção errada”.
VISÃO E METAS PARA CHEGAR NO TOPO
Tendo visão, ou seja, sabendo para onde temos que ir, precisamos aprender a medir o andamento deste caminho. Para isso, entramos em outro tópico fundamental: a criação de METAS. As metas são formas palpáveis de identificar se estamos seguindo na rota que planejamos ou não. Atente-se, pois no mundo atual, é muito comum estarmos na rota correta hoje e amanhã não estarmos mais. Lembra que lá em cima falei de resiliência. Então, coloque a em prática.
Depois de entender e definir nossas metas, precisamos medi-las, afinal, como diria Peter Drucker;
“O que não é medido, não é gerenciado e nem melhorado”.
Nascem nossos indicadores. Temos que ter constância e medí-los sempre. Cobre resultados e premie o atingimento deles. Sucesso é um jogo de ganha-ganha.
Por fim, é necessário analisar os RESULTADOS. Não importa se você está batendo as metas ou não. Sempre analise os seus resultados. É a partir desta inteligência que será possível melhorá-los. Este é o passo final e inicial para uma empresa que busca crescimento e melhoria contínua. Após realizar esta etapa, voltamos ao planejamento e ação.
PAMA, SIMPLES E EXTREMAMENTE EFICAZ!
Viu, não existe milagre para o seu negócio crescer e ficar do tamanho do seu sonho. O que existe são 4 coisas:
- Planejamento
- Ação
- Medição
- Análise
É assim que as grandes cresceram! Planeje seu negócio e faça acontecer, pois o crescimento só acontece com muito trabalho. Lembre-se: constância para o crescimento!
Nos vemos no topo!