Dicas

Treinamentos

Metas: o alvo da liderança

Publicado em 13 de Dezembro de 2019

Lorem ipsum dolor site amet, consectetur adipiscing elit

A meta é o alvo de um líder. Ele precisa saber para onde ele precisa liderar sua equipe, fazendo com que todos se comprometam em atingir a meta estabelecida. Por isso, que a meta é o alvo. Sabendo qual é a meta e qual é o método para chegar lá, o líder será desafiado a ter um desejo ardente tão forte que suporte o fardo que ele terá que carregar para que todos cheguem lá.

Ou seja, o líder precisa de três fatores fundamentais para atingir sua meta:

  1. Saber qual é a meta (alvo);
  2. Saber qual é o melhor método para bater a meta;
  3. Ter um desejo ardente para suportar as dificuldades impostas pelo caminho.

Para entender isso, é importante que fique muito claro a diferença entre esses 3 conceitos, principalmente, meta e método. 

Conforme o resumo, a principal definição de meta é ALVO. É pra onde a empresa está mirando. Entenda, que todos os setores, cargos e pessoas de uma empresa tem uma meta. Nem todas sabem qual é. Muitas vezes, nem a liderança sabe qual é, mas ela existe, se não, não existiria empresa. Então, a primeira tarefa do líder é descobrir qual é a meta, deixar ela 100% alinhada com todos ao seu redor. A meta precisa ser clara, estar alinhada e ser desafiadora. Não adianta bater a meta no meio do mês. Ela não desafiou ninguém, não gerou a cultura da melhor performance. 

O segundo ponto importante é saber qual é o melhor método para chegar no alvo. Existem metodologias diferentes, principalmente, levando em consideração as especificidades das áreas. Nas vendas, por exemplo, rapidamente conseguimos citar “n” diferentes métodos de venda, como o SPIN Selling, N.E.A.T. Selling, Venda conceitual, O sistema Sandler, Venda de solução, entre tantas outras. No marketing, também, como o inbound marketing, outbound, marketing tradicional, etc. Portanto, conheça seu público, sua equipe, as pessoas envolvidas e utilize o método mais adequado para o seu ambiente.

Por fim, é fundamental que tenhamos um desejo ardente, afinal, é ele que nos faz suportar as dificuldades que teremos no caminho. Afinal, a grande pergunta não é SE teremos dificuldades, mas QUANDO teremos dificuldades. O desejo ardente é o que nos move, nos faz levantar cedo, perseverar e nunca desistir.  Napoleon Hill falava do desejo ardente desde o início da sua pesquisa. Outra pessoa com estudos muito interessantes sobre o tema é o Viktor Frankl, neuropsiquiatra austríaco que viveu 4 anos em Auschwitz, o maior campo de concentração nazista, durante a segunda guerra mundial. Ele percebeu, durante seu tempo lá, que as pessoas que mais resistiam e conseguiam suportar toda a dificuldade na vida de um campo de concentração foram aquelas pessoas que mantinham um desejo ardente por sair, normalmente vinculando esse desejo à vontade de rever alguém da sua família, como levar o neto no cinema, por exemplo.

O desejo ardente não está apenas associado a pessoas. Existem crenças, por exemplo, que são maiores que o amor pela própria vida. Nelson Mandela foi exemplo disso. Ele acreditava tanto numa vida sem o Apartheid que passou 28 anos preso, sendo inocente, para não deixar a sua causa morrer.

Portanto, nós precisamos encontrar o nosso desejo ardente para suportarmos as dificuldades que serão impostas pelo nosso dia a dia, pelas nossas metas. Não vamos acertar sempre, haverão momentos de dor e dificuldade em que será mais “fácil” desistir. Nessas horas o verdadeiro líder aparece e toma as rédeas do destino para si e faz acontecer. Sejamos a mudança que queremos ver.

Saiba mais

Preencha os seus dados para ter acesso ao conteúdo exclusivo.

Caso seu download não iniciar em instantes, clique aqui.
Por favor, preencha todos os campos
Dê o primeiro passo:

Quero a partir de agora receber conteúdos e ferramentas para melhorar meu negócio!

Sucesso!
Falha...