Dicas
Treinamentos
O que significa ser um LÍDER GLOBAL?
Publicado em 17 de Junho de 2019
O que significa ser um LÍDER GLOBAL?
Líder Global é a pessoa capacitada para gestão global, com suas complexidades e características mais amplas. Não significa apenas comercializar com mercados internacionais, mas sim administrar de forma integrada em fronteiras com diferentes ecossistemas (jurídicos, culturais, econômicos, etc.). O Líder Global precisa saber operar em ambientes diferentes buscando sempre o mesmo objetivo.
Com a globalização crescente, têm se requerido dos líderes um maior conhecimento do ambiente global, das necessidade de entendimento deste ambiente, fluxo de informações entre o líder global e os outros agentes do cenário que constitui o âmago da dimensão do significado de líder global.
Segundo matéria do portal Administradores.com:
“Líderes globais são, geralmente, retratados como indivíduos que ocupam posições superiores dentro das organizações, porém tal definição exclui o crescente número de pessoas mais abaixo da hierarquia organizacional que estão comprometidas em um trabalho global.
Liderança global é também, usualmente, um trabalho em equipe onde múltiplos líderes emergem. Consequentemente, o autor sugere que as definições de liderança não sejam limitadas à posição ou autoridade.”
Em contexto, é necessário entender que o líder global não é necessariamente o executivo de alto escalão de uma multinacional. É a pessoa capacitada lidar com o âmbito internacional. Por exemplo: um político regional precisa lidar com o contexto internacional para liderar. Ele necessita negociar com os países vizinhos, ainda que sua escala seja regional. Para tanto, é necessário entender as questões locais assim como entender todo o contexto mundial econômico, cultural, político, religioso, etc.
11 características fundamentais para o Líder Global:
- Criar uma visão compartilhada
- Desenvolver as pessoas e empoderá-las
- Valorizar a diversidade cultural
- Trabalhar em equipe e desenvolver parcerias
- Acolher a mudança
- Demonstrar conhecimento tecnológico
- Incentivar os desafios construtivos
- Alcançar a vantagem competitiva
- Demonstrar domínio das aptidões pessoais
- Compartilhar a liderança
- Vivenciar os valores
Cultura e liderança global
A Wharton, Universidade da Pensilvânia, fala sobre os desafios de quem encara um mundo globalizado e destaca um ponto importantíssimo que já colocamos aqui diversas vezes: a CULTURA.
O Gustavo Bozetti, presidente da Fundação Napoleon Hill e do MasterMind para o estado do Rio Grande do Sul, fala inúmeras vezes:
“NADA É MAIS FORTE QUE A CULTURA!”
Isso significa que, em um ambiente global, você não pode ignorar a cultura, seja ela da empresa, seja do país, cidade ou bairro. De qualquer forma, a cultura sempre vai influenciar a tomada de decisões do líder. Por isso, mais do que nunca, é preciso estar atento aos movimentos globais e, principalmente, aos detalhes.
Por isso, é fundamental buscar formas de capacitação que sejam abrangentes, que demonstrem como funciona a liderança global em seus mais diversos meios, deixando sua formação e capacitação ainda mais completa.
Vanessa Kramer
Diretora Comercial MasterMind RS