Dicas

Treinamentos

O que significa ser um LÍDER GLOBAL?

Publicado em 17 de Junho de 2019

Lorem ipsum dolor site amet, consectetur adipiscing elit

O que significa ser um LÍDER GLOBAL?

Biblioteca da UCSD – Universidade da Califórnia

Líder Global é a pessoa capacitada para gestão global, com suas complexidades e características mais amplas. Não significa apenas comercializar com mercados internacionais, mas sim administrar de forma integrada em fronteiras com diferentes ecossistemas (jurídicos, culturais, econômicos, etc.). O Líder Global precisa saber operar em ambientes diferentes buscando sempre o mesmo objetivo.

 

Com a globalização crescente, têm se requerido dos líderes um maior conhecimento do ambiente global, das necessidade de entendimento deste ambiente, fluxo de informações entre o líder global e os outros agentes do cenário que constitui o âmago da dimensão do significado de líder global.

 

Segundo matéria do portal Administradores.com:

“Líderes globais são, geralmente, retratados como indivíduos que ocupam posições superiores dentro das organizações, porém tal definição exclui o crescente número de pessoas mais abaixo da hierarquia organizacional que estão comprometidas em um trabalho global.

 

Liderança global é também, usualmente, um trabalho em equipe onde múltiplos líderes emergem. Consequentemente, o autor sugere que as definições de liderança não sejam limitadas à posição ou autoridade.”

 

Em contexto, é necessário entender que o líder global não é necessariamente o executivo de alto escalão de uma multinacional. É a pessoa capacitada lidar com o âmbito internacional. Por exemplo: um político regional precisa lidar com o contexto internacional para liderar. Ele necessita negociar com os países vizinhos, ainda que sua escala seja regional. Para tanto, é necessário entender as questões locais assim como entender todo o contexto mundial econômico, cultural, político, religioso, etc.

 

11 características fundamentais para o Líder Global:

 

  1. Criar uma visão compartilhada
  2. Desenvolver as pessoas e empoderá-las
  3. Valorizar a diversidade cultural
  4. Trabalhar em equipe e desenvolver parcerias
  5. Acolher a mudança
  6. Demonstrar conhecimento tecnológico
  7. Incentivar os desafios construtivos
  8. Alcançar a vantagem competitiva
  9. Demonstrar domínio das aptidões pessoais
  10. Compartilhar a liderança
  11. Vivenciar os valores

 

Cultura e liderança global

 

A Wharton, Universidade da Pensilvânia, fala sobre os desafios de quem encara um mundo globalizado e destaca um ponto importantíssimo que já colocamos aqui diversas vezes: a CULTURA.

 

O Gustavo Bozetti, presidente da Fundação Napoleon Hill e do MasterMind para o estado do Rio Grande do Sul, fala inúmeras vezes:

 

“NADA É MAIS FORTE QUE A CULTURA!”

 

Isso significa que, em um ambiente global, você não pode ignorar a cultura, seja ela da empresa, seja do país, cidade ou bairro. De qualquer forma, a cultura sempre vai influenciar a tomada de decisões do líder. Por isso, mais do que nunca, é preciso estar atento aos movimentos globais e, principalmente, aos detalhes.

 

Por isso, é fundamental buscar formas de capacitação que sejam abrangentes, que demonstrem como funciona a liderança global em seus mais diversos meios, deixando sua formação e capacitação ainda mais completa.

 

Vanessa Kramer

Diretora Comercial MasterMind RS

Saiba mais

Preencha os seus dados para ter acesso ao conteúdo exclusivo.

Caso seu download não iniciar em instantes, clique aqui.
Por favor, preencha todos os campos
Dê o primeiro passo:

Quero a partir de agora receber conteúdos e ferramentas para melhorar meu negócio!

Sucesso!
Falha...