Dicas
5 DICAS QUE VÃO FAZER VOCÊ ELIMINAR MAUS HÁBITOS
Publicado em 12 de Julho de 2019
Por Gustavo Bozetti
Você sabe o que é um hábito?
Os hábitos são os comportamentos que temos diariamente e os repetimos inconscientemente. Por exemplo: quando você acorda e vai escovar os dentes. Você o faz de forma automática, inconsciente. Assim como após a higiene, você se veste, toma café, vai para o trabalho pelo mesmo caminho. Isso são os nossos hábitos. O nosso cérebro está programado como “fábrica” de criar hábitos para facilitar nossa vida e poupar, desta forma, energia. Por isso é tão difícil substituir um HÁBITO. O cérebro tende a te boicotar na hora de fazer diferentes. Foque nestas 5 dicas que vão fazer você eliminar os maus hábitos.
Por isso, muitas vezes você, através de um impulso, tentou mudar algo na rotina e falhou. Afinal, todos nós passamos por isso muitas vezes durante nossa trajetória. Isso se repete em todos âmbitos da nossa vida. Possivelmente você já deve ter iniciado um regime, uma poupança, uma atividade física, a leitura de um livro.
Mas, por algum motivo você deixou aquilo de lado e voltou a fazer aquilo que fazia antes. Você consegue identificar qual é o MOTIVO? O motivo é que você não criou o hábito.
Você já deve ter escutado a frase: nós somos reféns dos nossos hábitos. Pois é, nós somos, na verdade, o REFLEXO dos nossos hábitos. Não os reféns. Por isso, é importante entender como se constituem os nossos hábitos no dia a dia.
Alguns estudos indicam que precisamos repetir a mesma ação durante tantos dias seguidos para que isso vire um hábito. Nós vamos além deste pensamento. Uma ação depende de “n” fatores diferentes para que virem um hábito nosso. Antes de mais nada, depende da nossa real motivação para a mudança.
Vou dar um exemplo: você vai no médico e ele diz que você corre um risco sério de vida caso não mude seus hábitos alimentares e faça exercícios rotineiros. A sua motivação é altíssima, concorda?
Pense agora num outro exemplo: você deseja ler mais livros durante o ano. Coloca para você uma meta de ler algumas páginas todos os dias. Mas na hora de ler o livro você usa qualquer coisa como desculpa para não ler. Isso faz com que você não crie/mantenha o hábito da leitura.
Independentemente do tempo que você irá repetir suas novas ações, nós vamos te dar 5 dicas para você eliminar os maus hábitos e remodelar sua rotina!
1- CONSCIENTIZAÇÃO
Durante a nossa jornada, passamos por diversos momentos de reflexão e mudanças. Durante estes momentos, conseguimos conscientizar a necessidade da mudança. Entendemos que temos um hábito prejudicial (um vício) e percebemos a necessidade de mudar. A partir disso, combatemos este vício na busca de gerar algo positivo e perene, ou seja, um hábito novo e favorável.Claro que existem técnicas para ajudar a perceber nossos vícios. Nas minhas palestras, eu sempre sugiro um ritual de fazer um “inventário” do nosso dia. Ou seja, rever e anotar todas ações que tivemos. Isso vai nos mostrar os vícios. Faça de um dia e veja o resultado. Depois repita. Você sempre vai achar algo que possa mudar!
2- TENHA ENTUSIASMO
Como eu já comentei acima, criar um novo hábito, um bom hábito, é difícil e ter entusiasmo é fundamental para este processo.
Entusiasmo é o sentimento positivo e intenso quando você sente quando faz algo que realmente faz sentido para você! O sucesso está diretamente ligado ao entusiasmo. Estudos com startups mostram que o principal fator para investidores investirem em novos negócios é o entusiasmo com que a ideia é apresentada.
“Ah, mas eu não tenho muito entusiasmo…”
Isso não é desculpa! Devido à plasticidade do nosso cérebro, podemos adaptar nossas habilidades a estímulos externos. Portanto, com treino, podemos praticar o entusiasmo! Se coloque em situações que te entusiasme cada vez mais para criar esta rotina de entusiasmo e facilitar a criação de novos e bons hábitos.
3- TENHA DISCIPLINA
A disciplina vai forçando com que a gente repita, repita e repita um comportamento até que ele passe a se tornar um hábito, vire parte da nossa rotina diária. É necessário que estejamos completamente motivados a executar esta mudança. Eu gosto muito de dizer: maus hábitos são fáceis de criar e difíceis de conviver, e bons hábitos são difíceis de criar e fáceis de conviver. O que isso quer dizer? Que nossos vícios são prejudiciais a nós e aos que convivem conosco, fazendo com que percamos amizades, relacionamentos e, dependendo do grau do vício, até mesmo a família.
4- AUTOCONTROLE
Autocontrole é a capacidade que as pessoas têm de manter-se no controle das suas ações e, principalmente, das suas EMOÇÕES. Não é fácil. Muitas vezes deixamos os impulsos tomarem conta das nossas ações. Respire, pense e só depois aja. Bastam dois segundos para conseguirmos racionalizar nossos instintos. Cuide. 2 segundos podem fazer toda diferença.
5- DICA DE OURO: MUDE UM HÁBITO DE CADA VEZ
Pense nisso: você já tentou mudar 1 hábito? Foi fácil? Certamente não foi fácil.
Então, se mudar um já é difícil, imagina mais de um ao mesmo tempo. Portanto, mantenha os pés no chão, tenha suas metas e mude um hábito por vez.
E aí, me conta, qual é o novo hábito que tu vai implantar na tua vida?
Se quiser saber mais, dá uma olhada no vídeo que a Vanessa Kramer gravou sobre hábitos!