Cursos

Dicas

Treinamentos

Diálogo é a solução: Como estruturar uma conversa difícil

Publicado em 13 de Setembro de 2019

Lorem ipsum dolor site amet, consectetur adipiscing elit

Todos nós precisamos ter conversas difíceis, seja em casa com marido, esposa, filhos, ou então no trabalho com funcionários, colegas etc. Por isso, é fundamental saber como estruturar uma conversa difícil.

A liderança exige isso, é inevitável, em algum momento elas vão aparecer, e nós precisamos estar preparados para isso.

Conheça mais sobre o método que mais influenciou milionários do mundo moderno. Clique aqui e conheça nosso treinamento de liderança!

Ser líder é saber motivar na hora certa, e é também corrigir a rota quando necessário.

Estruturando uma conversa difícil

O que percebemos é que muitas pessoas, conversam de qualquer jeito e esperam que os resultados aconteçam e isso pode ser um tiro pela culatra. Assim como qualquer coisa, quando temos uma conversa, precisamos fazer do melhor jeito. Por isso, separamos 2 dicas importantes para você:

 

  1. Cuidado com o ambiente (a estrutura é mais importante que a mensagem). 
  2. Torne essa conversa atraente para a outra pessoa.

 

Quando um carro falha, levamos ele no mecânico, certo? A oficina do ser humano são as conversas e os diálogos bem feitos. Uma conversa difícil pode mudar o rumo da empresa. A falta dela, também.

Consequência de evitar uma conversa necessária

Um colega nosso, abriu uma empresa. Eram dois sócios e um deles sempre evitava conversas difíceis, com medo de estragar um relacionamento de anos ou até mesmo de encarar o problema. O que aconteceu foi exatamente o que ele temia. Os problemas que eram empurrados para baixo do tapete ficaram insustentáveis. Não saber conduzir uma conversa difícil causou dois problemas: acabou com empresa e prejudicou o relacionamento que eles tinham. Já falamos em outro momento sobre a diferença entre preocupação e problema. Havia uma preocupação que não foi externada e resolvida com diálogo. Por não tratar a preocupação, ela virou um problema. 

Benefício de aproveitar uma conversa difícil

Já no exemplo oposto, temos um caso de crescimento muito grande na gestão. Uma gestora de uma instituição de ensino, tinha muita dificuldade de executar suas ideias pois tinha uma autoestima muito baixa. No entanto, era visível que ela possuía as qualificações necessárias e apenas precisava de um empurrão. Lembre-se das duas dicas que demos: valorize o local e torne esta conversa atraente. Um dia eu a convidei para tomar um café. Saímos da empresa e fomos para o melhor café da cidade. Começamos a conversar e eu mostrei pra ela a capacidade que ela tinha de ter boas ideias e boa execução. 

 

Aquela conversa foi um ponto de corte para ela. Na mesma semana já se notou a diferença dela. Empoderada, conseguiu executar as tarefas que antes ela estava considerando difícil e não estava conseguindo colocar em prática. O resultado imediato para ela na gestão, foi um resultado imediato para a empresa nos indicadores do mês. 

 

Uma simples conversa muda o rumo de uma empresa. Para melhor ou para pior.

 

Então, lembrem da DICA DE OURO:

Crie uma âncora positiva no seu escritório, trazendo as pessoas para conversarem nele apenas para dar boas notícias e falar de coisas boas. Leve a pessoa para outro ambiente para as conversas difíceis, fazendo com que isso seja valorizado e a pessoa assimile melhor aquela conversa, aquele feedback. Você pode ver também este vídeo.

Gostou? Nos conta uma experiência sua!

Conheça nossos treinamentos no nosso site e acompanhe nosso blog para se manter atualizado sobre os nossos conteúdos!

   

Saiba mais

Preencha os seus dados para ter acesso ao conteúdo exclusivo.

Caso seu download não iniciar em instantes, clique aqui.
Por favor, preencha todos os campos
Dê o primeiro passo:

Quero a partir de agora receber conteúdos e ferramentas para melhorar meu negócio!

Sucesso!
Falha...