Dicas

Crescimento Profissional: 6 passos para impulsionar sua carreira

Publicado em 17 de Outubro de 2020

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Alcançar o sucesso na carreira, é um desejo praticamente universal para todos os tipos de profissionais. Até porque, a progressão na carreira oferece alguns benefícios óbvios. Como por exemplo: ganhos financeiros acima da média, respeito e autoridade de mercado, autoestima, entre outros. Mas, não existe uma fórmula mágica para o crescimento profissional. 

No entanto, existem algumas dicas que podem te ajudar na sua jornada até o topo. 

É exatamente isso que vou te mostrar nesse artigo. Você vai ver como alavancar sua carreira, independente do segmento de atuação ou do cargo que ocupa.

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Estratégias para o Crescimento Profissional

1 – Invista em especialização

Ter um desenvolvimento contínuo é a base para alcançar o sucesso. 

Além de ajudar a acompanhar demandas, as constantes mudanças de mercado e de tendências, o auto-aperfeiçoamento vai mostrar aos empregadores que você é uma peça valiosa para a organização.

Isso serve também para os líderes. Pois, uma equipe com um gestor que não se preocupa com o próprio desenvolvimento, não terá motivação para evoluir e buscar mais conhecimento.

Analise as demandas, que o mercado onde você está inserido exige. Atente-se também, as novas tecnologias ou possíveis tendências que podem fazer a diferença no seu dia a dia. 

A especialização também precisa de foco. De nada adianta gastar tempo e recurso com um conhecimento que não trará resultados.

2 – Abrace sua rede de contatos

Muito se fala da importância do networking. Mas, muitos profissionais e gestores usam suas redes de contato, apenas na intenção de absorver conhecimento ou conseguir benefícios para seus negócios.

Para uma rede de contato ser forte e realmente te ajudar a crescer, ela também precisa ser alimentada. 

Só para você ter uma ideia da força que um networking bem nutrido tem, uma pesquisa americana da “Bureau of Labor Statistics” mostrou que entre 70 e 85 por cento de todas as vagas são preenchidas por meio de indicação.

3 – Leve as avaliações de desempenho a sério

Avaliações de desempenho formais podem ser uma ferramenta incrivelmente útil, tanto para o empregador quanto para o funcionário.

Mas, se forem levadas a sério. Muitas vezes, as avaliações de desempenho anuais e semestrais são tratadas como uma reflexão tardia. Ou seja, concluídas nos últimos dias, onde já não existe tempo para qualquer ação.

Os objetivos e o desempenho precisam ser acompanhados periodicamente e de maneira visual. 

Quebrar uma meta em períodos menores e mensurar com frequência, aumentará a chance de sucesso.

4 – Domine o seu segmento

Falamos no começo sobre investir em conhecimento. Ou seja, entender as competências que você precisa desenvolver, de acordo com o segmento que está inserido, e buscar as especializações.

Agora, o foco é no conhecimento de mercado. Pois certos setores exigem que os executivos possuam conhecimentos e habilidades mais especializadas do que outros.

Existem várias maneiras para você garantir que está continuamente aprendendo sobre seu negócio e segmento.

Reserve um tempo semanal para ler publicações, artigos, conversar com outros profissionais, participar de feiras, palestras e etc. “Respire” o mercado onde você está inserido.

5 – Compartilhe o conhecimento

Organize reuniões mensais nas quais você, ou qualquer outro membro da equipe, ministre cursos, apresente cases e troque todo tipo de informação.

Esses treinamentos podem ser voltados para habilidades técnicas, como dicas avançadas do Excel, por exemplo, ou habilidades sociais, como comunicação interpessoal.

Tanto superiores quanto os membros da equipe, vão apreciar a oportunidade de aprender e compartilhar conhecimentos, ideias, além de aproximar a equipe.

6 – Desenvolva seu poder de liderança e gestão de pessoas

Seja nos negócios ou em qualquer atividade em grupo, uma equipe de alta performance vai fazer a diferença.

Por isso, um profissional especialista em liderança é tão valorizado e cobiçado pelas grandes empresas. 

A liderança e a gestão de pessoas estão intrinsecamente relacionadas, mas, não são exatamente a mesma coisa.

Um líder trabalha mais na inspiração, energização e encorajamento da equipe. Por sua vez, um gestor foca na execução. Reunir ideias, inspirações, e transformá-las em resultados concretos. 

Nós temos um artigo completo sobre como se tornar um líder de sucesso. Clique aqui para conferir. 

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Dicas Bônus sobre Crescimento Profissional: Tenha um Mentor

Mesmo entre executivos, o mentoring é frequentemente citado como uma das maneiras mais seguras de um indivíduo aprender novas habilidades, fazer a transição para uma nova função e avançar na carreira.

De acordo com uma pesquisa realizada pela “American Society for Training and Development”, 75 por cento dos executivos dizem que a mentoria desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de suas carreiras.

Vivemos isso diariamente aqui na Mastermind Rio Grande do Sul. Já ajudamos centenas de profissionais e empresários, através de dezenas de cursos e treinamentos.

Se você busca se desenvolver em áreas como: liderança, inteligência interpessoal, comunicação eficaz, vendas, oratória, entre outras habilidades, recomendo que nos acompanhe.

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