Dicas
Liderança e Gestão de Pessoas: dicas para se tornar um líder de sucesso
Publicado em 24 de Setembro de 2020
Por Gustavo Bozetti
Desenvolver liderança e gestão de pessoas, é essencial para o sucesso de qualquer projeto ou empreendimento. Seja nos negócios ou em qualquer atividade em grupo, uma equipe de alta performance vai fazer a diferença.
Por isso, um profissional especialista em liderança é tão valorizado e cobiçado pelas grandes empresas.
Se você deseja se tornar um líder respeitado e capaz de montar equipes de alta performance, deve desenvolver as competências certas para uma gestão de sucesso.
E não apenas focar no conhecimento técnico da sua função ou segmento de mercado que atua.
É exatamente isso que vamos te mostrar nesse artigo. Você vai ver como desenvolver sua liderança e realizar uma gestão de pessoas capaz de alcançar resultados acima da média.
Conceito de Liderança e Gestão de Pessoas
Seja nos negócios ou até em atividades de lazer, todo grupo trabalha em prol de um objetivo comum. Por isso, é essencial que haja alguém que tenha o respeito do grupo. Além da capacidade de inspirar e tirar o melhor de cada membro da equipe.
A liderança e a gestão de pessoas estão intrinsecamente relacionadas, mas, não são exatamente a mesma coisa.
Por exemplo, o papel de um líder é inspirar a equipe e se concentrar nas possibilidades do que pode ser alcançado. Ele precisa ser capaz de envolver e energizar a equipe, criar uma visão, sugerir ideias, encorajar e saber como aplicar suas próprias sugestões.
Já o papel do gestor, basicamente, é reunir as inspirações e possibilidades de que falamos e transformá-las em soluções práticas. Ou seja, transformar ideias em realidade e potencial em desempenho.
Embora haja uma ligeira diferença entre liderança e gerenciamento, a maioria dos líderes bem-sucedidos também são administradores de sucesso.
Como desenvolver Liderança e Gestão de Pessoas
Um líder de sucesso precisa desenvolver suas habilidades interpessoais e saber como obter o melhor das pessoas.
Veja mais alguns pontos essenciais que você precisa desenvolver para se tornar um líder ou gestor de sucesso.
Conexão
Como gestor ou líder, sua presença no trabalho deve ser sentida pelos membros da equipe. Evite se esconder em sua mesa ou sala, e apenas procurar as pessoas quando precisar que algo seja feito.
Crie uma conexão com seu time, conheça os objetivos de cada um, participe das reuniões, eventos e mostre que está aberto para ouvir as sugestões e ideias de todos.
Um profissional não vai sentir que faz parte de um time, se a liderança não for presente ou só der as caras em reuniões e para cobrar resultados.
Saiba que a autoimagem do gestor, muitas vezes não corresponde com opinião dos colaboradores.
Um levantamento da consultoria de gestão Muttare e divulgado pela VOCÊ S/A, mostra que, enquanto apenas 18,1% dos líderes se classificam como autoritários, 31,6% dos empregados entendem que o líder é uma pessoa autoritária.
Além disso, 35,1% dos líderes se enxergam como um líder coach, ou seja, alguém capaz de identificar necessidades e talentos na equipe e orientar o desenvolvimento dos colaboradores. Mas, somente 19,9% dos empregados concordam com essa afirmação.
Esses dados mostram que a chave para retenção de colaboradores e para o sucesso de uma empresa, é uma liderança saudável e conectada com a equipe.
Capacitação dos colaboradores
Capacitar os membros da equipe é essencial para torná-los mais produtivos e fazer com que desenvolvam novas habilidades.
Principalmente para um recém chegado, é fundamental treinar bem, dar o conhecimento e os recursos necessários, para que ele realize as tarefas atribuídas e continue aprendendo por conta própria. Ou seja, se torne um membro autônomo na equipe.
Outros aspectos para a capacitação dos colaboradores incluem:
- Feedback construtivo para incentivar a construção de habilidades
- Estar disponível para perguntas e treinamentos adicionais
- Tornar os processos flexíveis se isso for melhorar a produtividade
- Incentivar cursos adicionais e oportunidades de aprendizagem
- Apoio e gerenciamento em projetos desafiadores
Resolução de conflitos
O primeiro ponto para resolver um conflito, antes de interferir de qualquer maneira, é analisar a situação e identificar as possíveis causas.
Se houver uma falha de comunicação ou opiniões divergentes, você pode mediar entre as partes opostas e ajudá-los a fazer um acordo, ou chegar a um entendimento coletivo.
Procure monitorar a situação por algum tempo para garantir que o conflito seja totalmente resolvido. Evite que suas próprias emoções ou preferências interfiram no seu julgamento.
Flexibilidade
Algumas pessoas confundem flexibilidade com falta de processos. Mas, são coisas completamente diferentes. Ser um líder ou gestor flexível, é aceitar que um membro da equipe resolva um problema de maneira diferente do que o próprio líder faria.
Flexibilidade também significa ser capaz de se ajustar rapidamente às novas circunstâncias.
Mas, novas soluções precisam ser testadas e validadas. Por isso, cuidado para não implementar processos que podem piorar os resultados, apenas para ganhar a empatia da equipe.
Confiança
Ser um líder ou gestor, está relacionado diretamente com confiança. Você precisará confiar que os membros da sua equipe têm as melhores intenções perante o projeto.
Eles devem trabalhar juntos para concluir as tarefas e esse processo deve acontecer sem supervisão constante.
O líder não pode fazer tudo. Em algum momento, você terá que delegar. Esse desapego exige confiança, não apenas em sua equipe, mas em você mesmo e na sua capacidade de ser um líder eficaz.
Organização
Gerenciar uma equipe, muitas vezes, envolve lidar com várias tarefas diferentes em andamento simultâneo. Por isso, a organização é uma competência essencial para a gestão de uma equipe eficiente.
Uma organização eficaz inclui:
- Responder o mais rápido possível a e-mails, solicitações de aprovação e perguntas
- Monitorar os prazos
- Saber atribuir adequadamente as tarefas para aos membros da equipe
- Realizar apenas reuniões necessárias e com objetivos pré-definidos
Paciência em momentos delicados
Essa, para muitos líderes e gestores, é a habilidade mais difícil para desenvolver. Muita gente acredita ser paciente. Mas, é só o trabalho ficar realmente difícil, que a paciência vai embora na hora.
Talvez, algumas pessoas nasçam com mais paciência que outras. Mas, engana-se quem pensa que a paciência não pode ser desenvolvida, como qualquer outra competência.
Além das dicas básicas de conhecimento geral, como: respirar fundo e contar até 10, procure desenvolver uma visão macro do negócio que você está inserido.
Entender os processos da empresa, que vão além do seu departamento, vai te ajudar a tranquilizar sua equipe em um momento difícil e encontrar uma solução em menos tempo.
Conclusão
Mesmo que você ainda não ocupe uma posição de liderança, demonstrar suas habilidades de gestão de pessoas pode te tornar um candidato mais forte para futuras oportunidades.
Seja sincero consigo mesmo e faça uma autoanálise. Tente identificar seus pontos fortes e áreas de melhoria, para decidir quais habilidades precisa desenvolver.
Espero que esse conteúdo te ajude em seu desenvolvimento. E se quiser receber mais dicas sobre como aprimorar sua carreira ou melhorar seu negócio. Cadastre seu melhor email abaixo.