Dicas
11 livros que todo o empreendedor de sucesso deve ler
Publicado em 22 de Fevereiro de 2019
Conheça onze livros sobre gestão empresarial que são essenciais para um empreendedor de sucesso.
A leitura é uma ótima maneira de manter-se atualizado sobre o que acontece em determinados setores.
Além disso, ela amplia nossos conhecimentos e exercita nosso cérebro, desenvolvendo a concentração e aumentando a nossa cultura.
O hábito da leitura é essencial para qualquer empresário que deseja estar sempre atento ao mercado.
Há muitos livros de gestão e empreendedorismo que serviram de gatilho para o sucesso de alguns empreendedores. Os livros podem servir como inspiração, trazendo conceitos e inovação.
Para que você conheça onze livros capazes de lhe auxiliar no ramo empreendedor, separamos uma lista.
A Startup Enxuta, Eric Ries
Nesse livro são apontados meios para evitar o desperdício de tempo e de recursos dentro de uma empresa.
Os princípios que o livro ensina aplicam-se a qualquer um que pretende construir produtos novos sem desperdício.
Além disso, ele contribui tanto para empresas startups quanto para empresas maiores.
O lado difícil das situações difíceis – como construir um negócio quando não existem respostas pronta, Ben Horowitz
Ben Horowitz traz no livro uma maneira divertida de encarar as dificuldades de ser um empreendedor.
Ele conta a história de como ele mesmo fundou, conduziu, investiu, vendeu e comprou empresas de tecnologia.
Por ser um grande fã de rap, Horowitz ilustra lições empresariais com letras de suas músicas preferidas.
Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill
Todo mundo quer ficar rico, mas nem todos conseguem, justamente para descobrir a fórmula da riqueza que Napoleon Hill dedicou-se por vinte anos.
Roube como um artista, Augusto Kleon
O livro promete auxiliar no processo de tornar-se um profissional mais criativo na era digital.
O autor defende que nada é original; a dica é reimaginar o que já foi criado com outros olhos, misturando ideias e influências.
Quem pensa enriquece é o principal compilados de ideias de Napoleon Hill, com sua obra atemporal que auxilia pessoas comuns a se tornarem ricas.
Vai lá e faz – Tiago Mattos
No livro o autor mostra como é possível erguer uma empresa de sucesso do zero com a estratégia certa e o entendimento de que o mundo está mudando.
Tiago, coloca nossos pés no chão, fazendo-nos compreender que o mundo que queremos só depende de nós.
O poder da influência: as forças invisíveis que moldam nosso comportamento, Jonah Berger
Abordando como somos influenciados por forças que não percebemos e porque agimos de determinada maneira, o livro nos mostra como o comportamento de outras pessoas tem enorme impacto sobre nossa vida.
A lei do triunfo – Napoleon Hill
Com a intenção de detectar em homens de sucesso o que havia de especial neles e descobrir se existe o gene do sucesso, Napoleon dedicou duas décadas de sua vida investigando suas carreiras. No livro, há 16 lições práticas para o sucesso.
A estratégia do oceano azul, W. Chan Kim e Renée Mauborgne
Usando uma metáfora com o oceano, o livro que tornou-se um conceito no mundo dos negócios, traz uma nova forma de elaborar estratégias, criar espaços e oportunidades, deixando a concorrência de lado.
De zero a um – o que aprender sobre empreendedorismo no Vale do Silício, Peter Thiel
Com o intuito de a empresa tornar-se maior, o autor apresenta no livro uma tese que preza pela originalidade e busca a inovação.
Apresentando uma visão otimista sobre o futuro progresso de inovação, Thiel revela como construir e criar coisas novas.
Empresas feitas para vencer, Jim Collins
Para o profissional que quer entender um pouco mais sobre as áreas de gestão, o livro é uma boa referência.
Jim Collins, mostra como uma empresa mediana atinge a superioridade, apresentando as características que a levará a isso.
Scrum – a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, Jeff Sutherland
O livro expõe uma maneira mais eficiente para administrar as coisas, priorizar pontos mais importantes de um projeto, trazer maior valor a um serviço ou produto e dispensar funções que não são usadas.
Todo empreendedor de sucesso deve estar a par do mercado que o cerca, e a leitura funciona como um investimento tanto para a empresa quanto para o empreendedor.
Por isso, leia os livros listados acima e identifique qual é a necessidade da sua empresa.