Dicas
Como inovar de verdade e fazer a diferença no mercado
Publicado em 19 de Fevereiro de 2021
Por Gustavo Bozetti
Como diria o sábio Comandante Rolin Amaro, que transformou a TAM em uma gigante da aviação: “criar é para poucos; inovar é para todos”. Inovação é uma palavra muito usada, mas, em todos esses anos trabalhando com diversas empresas e profissionais, percebi que a maioria das pessoas tem uma ideia errada sobre o conceito e não sabem como inovar de verdade.
Por isso, resolvi elaborar esse artigo para te mostrar as 3 formas “macro” de inovação. Seja você um profissional querendo crescer na carreira, ou um gestor querendo alavancar a equipe e os negócios, recomendo que fique até o final para entender como inovar de verdade.
Como Inovar de verdade sem discurso clichê
Muito do que ouvimos como inovador é, na verdade, apenas outra iteração da mesma coisa fundamental. Ou seja, altera-se o formato, mas nunca a função.
A inovação autêntica exige que uma história ou narrativa inteiramente nova seja criada. É um novo paradigma, não apenas um novo produto ou serviço.
Por causa disso, a inovação geralmente vem de um esforço colaborativo. Em alguns casos pode vir de um indivíduo apenas, mas o mais comum é ver diversas mentes trabalhando juntas para realmente inovar.
Tipos de Inovações
Um grande mito, é pensar que a inovação precisa ser tecnológica.
Inovações de manutenção
Esse tipo de inovação não tem como objetivo mudar o mundo. São aquelas que acompanham os movimentos de mercado. Como a nova lei de proteção de dados (LGPD), por exemplo.
Inovações de oferta inusitada
São campanhas, promoções, premiações, propagandas, que servem como estratégia para ampliar os lucros e aumentar a participação de mercado.
Inovações estruturais
Essas costumam ser um pouco mais complexas e mais morosas. Elas exigem algumas competências exclusivas para serem implementadas. É quando uma empresa aplica mudanças na cultura organizacional, ramo de atividade, modelo de negócios e etc…
A Nova Revolução Industrial
Estamos assistindo a quarta Revolução Industrial de dentro dela. As mudanças no cenário mundial estão acontecendo em uma velocidade cada vez maior. Há novas tecnologias surgindo o tempo todo. Algumas, inclusive, superando outras que ainda nem chegaram em seu ápice.
Compreender estes aspectos e suas nuances é, cada vez mais, uma obrigação para os profissionais que querem se manter no mercado. Não evoluir, nesse contexto, não é uma boa decisão.
Tudo aquilo que não cresce, está morrendo aos poucos. Tudo aquilo que não se desenvolve, está perdendo espaço, mesmo que lentamente, de forma imperceptível.
O problema é que muitos ainda não se deram conta desse movimento. Ou, se já perceberam, seguem num “estado letárgico” de falsa sobrevivência.
Por volta da metade do século XVIII, na Primeira Revolução Industrial, alguns acreditavam que as máquinas a vapor não tomariam o lugar dos cavalos como força motriz. Algumas décadas depois, já durante a Segunda Revolução Industrial, muitas pessoas não acreditavam que a energia elétrica poderia acender lâmpadas durante a noite, substituindo os lampiões movidos a querosene.
Alguns, ainda hoje, não acreditam na alta capacidade de processamento de um computador, construído na Terceira Revolução Industrial, em meio a Segunda Grande Guerra, e usam “caderninho” para controlar suas empresas e anotar as compras de clientes.
Fato é que: “o mercado não faz graça para ninguém; só faz aquilo que lhe convém”. O mercado é o grande imperador. É ele que dita as regras do jogo. É ele que consome as soluções inovadoras e repudia as soluções ultrapassadas.
É por este motivo que, se adaptar ao mercado, não é uma opção. É questão de sobrevivência. Muito se fala sobre inovação. Muito se discute sobre “Hélice Quádrupla” (conceito que abrange iniciativa pública, iniciativa privada, universidades e sociedade) e “Hélice Quíntupla” (adiciona o Ambiente).
Muitas são as regiões que buscam se tornar um novo “Vale do Cilício”, mas o que vemos, na realidade, é que alguns ainda possuem dificuldades de implementar mudanças básicas nas suas rotinas de trabalho.
Conclusão
O fato é que muitos de nós continuamos repetindo as mesmas coisas, querendo resultados diferentes. Concluímos que: se as pessoas não mudam, as coisas ao seu redor também não vão mudar.
É o que temos dentro de nós que gerará o que queremos pegar em nossas mãos. É a semente que gera o fruto.
Saber conduzir essas mudanças é essencial. Fazer a gestão das transformações que queremos em nossas empresas e em nossas vidas, pode ser fator determinante para a nossa sobrevivência e para o nosso crescimento.
Espero que você e eu tenhamos coragem e competência de nos adaptar sempre, promovendo as mudanças que forem adequadas, pois, assim, teremos grandes resultados.
E lembre-se: “as mudanças nunca acontecem de forma espontânea” (filme “O Poço”).
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